terça-feira, outubro 11, 2011

Humor ou ofensa?

Eu tenho ouvido e lido muito a respeito da repercussão que a declaração de Rafinha Bastos sobre a gravidez de Wanessa Camargo teve. Primeiro eu quero deixar claro que expresso aqui a minha opinião, de forma que não procuro absolver nem condenar. A polêmica ocorreu quando ele, ainda integrante da bancada do CQC, fez uma piada, FICA VENDO:

"Que bonitinha que está a Wanessa Camargo grávida", anunciou Marcelo Tas. 

"Eu comeria ela e o bebê", interrompeu Rafinha. "Não tô nem aí", completou.


Em primeiro lugar eu acompanho o trabalho do Rafinha desde que ele tinha apenas um site de "bobeiras" na internet e sempre achei ele muito inteligente e engraçado, mas desde que ele foi para a televisão ele assumiu um papel mais "agressivo" mais "humor negro". Faz uns 2 anos que eu só tenho achado ele idiota, na verdade. Não foi a primeira e nem a quadragésima declaração infeliz dele, pouco antes ele já tinha soltado:

"Mulheres feias deveriam agradecer caso fossem estupradas, afinal os estupradores estavam lhes fazendo um favor, uma caridade".

Pela qual responde investigação no Ministério Público Federal.

Eu entendo que humor negro é uma das várias facetas do humor convencional, mas as pessoas não podem usar o humor como pretexto para ofender ou transgredir normas ou leis. Eu entendo que essa linha entre humor e ofensa é muito tênue, em muitos momentos uma piada vai ser engraçada pra alguém e ofensiva para outro alguém, mas para isso existem parâmetros morais e até legais, e ele tem ultrapassado ambos.

Outro argumento muito utilizado para defender Rafinha é o de que ele estaria interpretando um papel, assim como um ator, e que não necessariamente ele pensa aquilo. Ouvi ainda argumentos típicos de brasileiro como: "Prender político por roubo não prendem, mas processar comediante por piada fazem". Que argumento MERDA é esse? A gente tem que parar com essa PORRA de achar que um problema menor pode ser desconsiderado ou diminuído por um erro maior. Os dois tão errados e PONTO. Os dois merecem que sejam tomadas providências devidas e compatíveis com o ato.

O que eu não concordo é a repercussão exagerada com o que aconteceu, como se ele fosse o pior cara do mundo, um monstro. O cara falou besteira, foi suspenso, muito provavelmente será processado e irá perder, terá que se retratar publicamente, vai aprender ou não e vai continuar exercendo seu humor. Talvez ele mesmo repense a forma como tem se utilizado do humor e se reinvente, se recicle.

Eu só acho que ele tem que parar de achar que o humor lhe dá o direito de ofender e afrontar. Porque comediante ou não ele responde pelas mesmas leis de qualquer outro brasileiro.

4 comentários:

  1. O q eu realmente venho falado.... Valew por expressar o q eu tenho sentido...Principalmente com relação um problema menor deve ser ofuscado por um maior....
    Como eu tenho raiva disso...nem imagina...q dizer imagina...vc ja me viu irritado algumas vezes com isso...rs

    Léo

    ResponderExcluir
  2. Bom, ao meu ver, como você bem sabe, humor é humor e ponto.

    Quem não gosta de humor negro, não tem nada que retalhar a pessoa em si. A idéia passada pelo lado humorístico talvez. Tem vezes que humor é mais para se pensar sobre do que para rir em si.

    Muitas pessoas acharam ofensivo. Não dar risada/ atenção para a piada é o suficiente para o humorista perceber a bola fora. Talvez seja isso que tenha feito o Rafinha Bastos a agir de tal maneira - ele estava na televisão, não via a reação de todos no momento que solta as "injúrias e calúnias", logo, continuando na televisão, leva a crer que está fazendo sucesso e que o público gosta desse tipo de humor.

    Por fim, dizem que temos liberdade de expressão, mas todos fazem questão de oprimir qualquer coisa que não lhes agrade os ouvidos. O que custa ignorar/ discutir o caso ao invés de apedrejar o "humorista"? Ele estuprou alguma feia com o comentário infeliz? Transou com a Wanessa depois de ter falado aquilo? O cara vive de humor. Se o público não gosta, fica sem "clientes" e tem que arranjar outro emprego. Simples assim.

    ResponderExcluir
  3. Pra resumir a Ópera: Se pegarem o Rafinha pra Cristo, tem que pegar o resto, também. O que tem de gente, com microfone na mão e espaço na TV, pra falar besteira e incentivar pessoas a fazer bobagem, não é pouco. O que falta, atualmente na TV, é Talento. Agora, convenhamos, o Pânico, com toda aquela baixaria e pentelhação, em todos esses anos no ar, nunca chegou a apelar, do jeito que o Rafinha fez. Se é factóide ou não, aí já é outra questão. As pessoas precisam ficar atentas às referências, em todas as áreas. A falta delas causa manchetes ignorantes, em portais de destaque, na Internet, como esta, sobre a morte do talentosíssimo comediante José Vasconcelos: " Morre ator da Escolinha do Professor Raimundo ". Reduziram um(este, sim!!)humorista de primeira grandeza, à categoria de um quase figurante.
    Falta de referência é uma coisa triste. Principalmente em se tratando de gente que se diz Jornalista.

    ResponderExcluir
  4. dava pra levar o Galvão Bueno nessa leva também né... ele OFENDE a populção com os comentários dele

    ResponderExcluir