segunda-feira, novembro 28, 2011

Carro de caixa de fósforo!

Estava lendo um "review" de carros na internet e de link em link cheguei em uma matéria da Latin NCAP (iniciativa conjunta de algumas organizações como FIA e GNCAP, entre outras) cujo propósito era avaliar o nível de segurança dos carros mais vendidos na América Latina.


O teste foi realizado em ambiente controlado com colisão dos carros a 64 Km/h para se determinar o nível das avarias tanto no automóvel quanto aos passageiros. Os carros poderiam alcançar até 5 estrelas no quesito segurança para passageiros adultos e 5 estrelas para passageiros infantis. Eis os resultados, FICA VENDO:


Os principais problemas apontados pela avaliação foram a fragilidade das carrocerias e a falta de air bag como item básico de segurança. A maioria dos carros que tiveram desempenho acima de 3 estrelas em segurança para adulto são os carros que vem com air bags. Da mesma forma os que tiveram desempenho acima de 2 estrelas em segurança infantil foram os que apresentaram boas soluções como suporte à "cadeirinha" e cinto de segurança ajustáveis para crianças.

No Brasil apenas os carros mais "caros" vem com air bag, as montadoras já estão disponibilizando esse item para carros "populares", mas como item opcional (Caso do Gol, Palio, entre outros). Todos sabemos que o carro no Brasil é um absurdo de caro, devido a alta tributação, alta margem de lucro das montadoras e etc...não se compra um carro ZERO decente por menos de 26 mil reais (Tabela FIPE) SEM NENHUM OPCIONAL.

Mas o que irrita não é só o preço abusivo, é saber que você paga muito mais do que a média mundial e tem um nível de segurança bem abaixo da média mundial. Como diria o sábio Gil Brother Away: - MELHOR SERIA FAZER UM CARRO DE CAIXA DE FÓSFORO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário