quinta-feira, março 08, 2012

Entendendo economia no Brasil?!?!?

Eu sempre fui uma pessoa da área de humanas, sempre tive dificuldades com números e fui obrigado a suprir essa deficiência por causa do trabalho e, principalmente, do MBA. Mas confesso que foi bem complicado passar pelo módulo de finanças e macroeconomia. Acredito que muitas pessoas também tem essa dificuldade em entender as diversas fórmulas, siglas, números e resultados que permeiam a economia nacional. Embora seja um erro não sabermos ou entendermos sobre a economia do nosso pais é bastante complicado se familiarizar, principalmente se você não é da área ou se interessa por ela. FICA VENDO:

Com PIB baixo, BC corta juros para 9,75%, e taxa volta a um dígito

O Copom, do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira cortar a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, indo de 10,5% para 9,75% ao ano. Os juros voltaram a um dígito pela primeira vez depois de quase dois anos.

Este foi o quinto corte seguido na taxa. A série de reduções começou em agosto do ano passado, quando os juros caíram de 12,5% para 12%. A decisão do Copom  foi por cinco votos a dois. Esses dois queriam reduzir a taxa em 0,5 ponto percentual. 


Hoje eu sei o que significam essas siglas e o que representam as mudanças nestes valores, mas vou mostrar como eu via tudo isso antes de ser "necessário" aprender. FICA VENDO:

Com &%$ baixo, &/ corta juros para 9,75%, e £§%& volta a um dígito

!"#$%&/("#$%&/(&%$# decidiu nesta quarta-feira cortar &&$%#"### percentual %#$"###$$%%!"#$% ao ano. Os juros voltaram $#"!#$%#"!!"#$%&?)(=£§€!"#$ &%(()/??"# depois de quase dois anos.

Este foi o quinto corte seguido "#$%&?. @£§!#$%&()?! começou em agosto do ano passado, quando !"#$%&/&%$#"#$%&&%$#2345$#"!. A decisão do X#$%@?  foi por cinco votos a dois. Esses dois queriam reduzir "#$%&/&$#%"$ percentual.





O Uol de uns tempos pra cá tem sido mais didático em seus textos de economia, o que tem facilitado bastante a compreensão dos leitores. E agora um videozinho do youtube pra descontrair...





...antes que eu tenha que começar a pagar mensalidade pro ECAD pra usar vídeos com QUALQUER tipo de música.

Um comentário:

  1. Confesso que por muitas vezes via essas reportagens dessa forma..rss E confesso mais...conheço gente que dessa forma pra pior..

    ResponderExcluir