segunda-feira, agosto 20, 2012

E....lições 2012

E vai chegando o período eleitoral e começa a bagunça. Eu tenho pra mim que o lugar onde a gente vota não chama ZONA à toa, mas vamos lá. Eu ODEIO eleição por uma série de fatores, mas aqui abordarei apenas os mais irritantes, como o carro de Pamonha de som dos candidatos. Sério, que ideia mais IDIOTA. Colocar um cara com um áudio que parece que gravou o jingle no meu primeiro Gradiente, numa caixa de som estourando os graves encima do carro e sair pela cidade importunando as pessoas, PUTA IDEIA.

E essa mania de ficar jogando santinho pela rua, na casa alheia, no para-brisa do carro, me dá vontade de juntar todos só pra na hora não correr o risco de votar nesses filhos duma égua por engano. Dai chove vira uma pasta, entope os bueiros, desperdício de papel. Se ainda fosse o Silvio Santos jogando dinheiro pro alto nas ruas, mas não, santinho eleitoral. FICA VENDO:


Certa vez estava conversando com um amigo sobre o formato das campanhas eleitorais e como a política é tratada no Brasil e chegamos a uma conclusão: Eles fazem o assunto ser complicado e insuportável de propósito para desestimular as pessoas a se informarem e, assim, continuarem nesse estado comatoso e passivo do qual os políticos podem tirar proveito. 

Me fizeram uma pergunta interessante que foi reforçada hoje pelo meu amigo Beavis: Qual a diferença entre o voto branco e o voto nulo? E eu me dei conta de que a maioria das pessoas não sabe mesmo a diferença, então segue um serviço de utilidade pública:

Os votos em BRANCO significam "TANTO FAZ" e são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno. Já o voto NULO quer dizer que o eleitor se recusa a votar em um ou em outro. 

Ou seja, se existem dois candidatos, A termina com 52% dos votos, B recebe 35% dos votos, 10% são votos em branco e 3% são nulos, isso significa que 3% dos eleitores não querem nem A nem B no poder, mas 10% dos eleitores estão satisfeitos tanto com A quanto com B, o que vencer está bom. Neste exemplo, A tem uma aceitação de 62% do eleitorado. (52% + 10% dos votos em branco). 

Resumindo, o voto NULO permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação, enquanto o voto em BRANCO é um ato de conformismo. 

Eu ouvi por muito tempo que o Tiririca havia sido eleito por conta do grande número de votos de "protesto", ai eu paro e penso: Cada país tem os protestantes que merece (e não falo dos religiosos). Sério, é como comprar farinha de trigo para fazer seu concreto porque a areia tá rala. Não entendo isso. De qualquer forma ainda prefiro acreditar que aos poucos estamos mudando essa mentalidade, e ficou aqui minha modesta contribuição.

Sejam bem vindos de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário