segunda-feira, outubro 31, 2011

Involução da música...

Como de costume estava eu garimpando listas aleatórias pela internet quando encontrei uma lista dos 50 maiores artistas e bandas de todos os tempos. Geralmente o critério dessas seleções especializadas é a qualidade musical e não a quantidade de cópias vendidas ou dias nas paradas de sucesso. Outra lista apontava as 100 melhores canções de todos os tempos. Dessa compilação toda eu criei uma espécie de linha do tempo da música com artistas que eu conheço e/ou ouço.  FICA VENDO:



Para chegar a essa lista eu tive alguma dificuldade, admito, para exemplificar artistas dos anos 50 e 60, principalmente por conhecer muito pouca coisa além das mais óbvias. Já dos anos 70/80 eu escolhi os que eu mais gosto entre uma variedade MUITO grande que deixou de fora algumas bandas (Genesis, Jethro Tull, Guns N' Roses, Kiss, Aerosmith, Lynyrd Skynyrd, Michael Jackson, The Clash, The Smiths, etc...). 

Apesar do que falam sobre os anos 90, como uma época de pouca coisa nova de qualidade, eu também deixei de fora do exemplo algumas boas bandas na minha opinião (Rage Against, Limp Bizkit, Stone Temple, Green Day, Offsping, Public Enemy, Blink 182, Smashing Pumpkins, Disturbed, Tupac, Jamiroquai, etc...).

O ponto CRÍTICO é a partir dos anos 2000 onde eu já tive que deixar o meu critério BEM menos rígido para conseguir colocar artistas que eu gosto ou ouço. Vale lembrar que essa época foi quando estourou a moda "boy band" que nos PUNIU com Backstreet boys e N'Sync, além de Britney Spears, Cristina Aguilera e Jennifer Lopez.

Os anos 2000 foram também o prenúncio do que viria a ser o pesadelo dos anos 2010, a moda EMO, com bandas como Panic at the disco, My Chemical Romance, Avril Lavigne e Fall out boys, entre outras. Essa falência anunciada teve consequências catastróficas nos anos que se seguiram até os dias atuais, onde é quase impossível encontrar artistas de qualidade (e olha que eu procurei viu).

Obviamente esse panorama musical foi elaborado com base no MEU gosto e no meu conhecimento musical (obrigado pai por sempre me dar amplas e boas referências musicais). Desta forma muitos artistas e bandas mais "alternativos" foram deixado de lado para tornar a lista mais "popular". Também deixei de fora, exceto pra zuar na montagem, artistas nacionais com os quais pretendo fazer um post exclusivo.

E você o que acha da evolução (ou involução) musical?

3 comentários:

  1. só pra frizar que o boom das boybands com BSB N'sink Spice girls Hanson BEP Britney e Christina foi nos anos 90, e no ano 2000 já não tinha tanta força... alguns resistem bravamente, outros tentam ressurgir das cinzas .. mas já foi, e em se considerando o que temos atualmente .... não seria tão péssimo. Falo como uma pessoa extremamente tolerante em relação a genêros musicais.

    ResponderExcluir
  2. Eh Quel, na verdade eu não estou levando em consideração o ano de formação da banda e sim o ano do "sucesso". De forma que Eminem e Linkin Park, por exemplo, eu coloquei nos anos 2000 e não 90. Mesmo critério adotado para as boy bands cujo auge foi final dos anos 90 (98-99) e começo dos anos 2000 (2000 - 2004). Ms você tem razão, o ano do surgimento é final dos anos 90 mesmo! ;)

    ResponderExcluir
  3. Legal o assunto Davi!
    Na verdade o que eu penso você explica no finalzinho do texto. Muita, mas muita gente boa tem feito som hoje em dia, sério, muita mesmo. Mas a diferença é, pelo visto, o que a mídia (em geral) quer veicular. Nos últimos 5 anos sempre houve porcarias, mas parece que havia um pouco de espaço pra aqueles que queriam de fato fazer som de qualidade, ou ainda, no caso das canções, passar uma mensagem profunda. Mas hoje só se veicula porcaria da mais baixa categoria. Não sei se é um 'plano' proposital dos veículos de comunicação, ou se só um reflexo da involução geral de toda humanidade. Deve ser uma via de mão dupla... Acho que o que agente pode fazer é lutar contra isso! Ótimo exemplo que você dá aqui! Abramos o bico! para seus leitores recomendo o blog do Tempo-Câmara (música instrumental) http://tempocamara.blogspot.com/ pra ouvir conteúdos! Abçs!

    ResponderExcluir