segunda-feira, outubro 17, 2011

TV à cabo ou TV a cabo u?!?

Estava eu em minhas "fuçações" da madrugada quando, em um dos muitos blogs que acesso, encontrei um dado que me deixou no mínimo intrigado. A imagem abaixo ilustra bem o resultado de uma pesquisa realizada pelo Ibope sobre os principais canais assistidos pelas pessoas que POSSUEM TV À CABO. Os dados apresentados também abrem espaço para algumas reflexões. FICA VENDO:


Isso quer dizer que entre as pessoas que POSSUEM TV POR ASSINATURA apenas as crianças fazem uso dos canais fechados (tendo em vista que entre os 10 canais mais assistidos 4 são canais infantis). E apenas UM outro canal fechado foi citado, isso porque é um canal de conteúdo esportivo (onde passam jogos de futebol que não são transmitidos no canal aberto).

Os QUATRO canais mais assistidos pelas pessoas que POSSUEM TV POR ASSINATURA são de TV ABERTA, sem contar a REDETV em 8º lugar. NENHUM canal de cultura (Discovery, History Channel, etc) ou de informações (Fox News, CNN, etc) foi citado. Ai eu fico me perguntando: Em um país onde o único canal aberto que presta está passando por sérias dificuldades e quase abrindo falência - TV Cultura - como as pessoas esperam que a situação cultural mude? Se nem as pessoas que tem mais poder aquisitivo e instrução consomem conhecimento e cultura na TV.

Claro que eu sei que as pessoas podem estar consumindo cultura e conhecimento por outros meios como internet, rádio, escolas, livros e etc. Mas não podemos ignorar o fato de que a penetração (ui) da TV por assinatura tem aumentado muito (chegou a 11,6 milhões de assinantes em Ago/11) e ela também se tornou um meio provedor de informação e cultura, que pelo jeito é IGNORADO por quem o tem.

Logo as TVs por assinatura terão que se reposicionar no mercado, porque o apelo de 28745 canais variados não serve mais pra NADA. Vão ter que lançar promoções do tipo "instale sua TV por assinatura e concorra a uma viagem para a Disney" ou "Concorra a mil reais em brinquedos da estrela".

Ou então NÃO paga pra ter uma TV fechada se não vai assistir os canais que ela oferece, pega o valor referente à mensalidade e investe em livros todo mês, cursos ou em brinquedos e jogos para as crianças, já que elas serão as maiores prejudicadas segundo a pesquisa. 

Vou te falar viu. Eu odeio ver qualquer tipo de índice relativo a educação, cultura e entretenimento no Brasil por causa disso, sempre evidencia nossa ignorância e imbecilidade. Mas também o que esperar de um país que ouve Funk, assiste Globo e lê Contigo?

8 comentários:

  1. Talvez, e bota talvez nisso, esses resultados ocorram por diferentes fatores.

    Por exemplo: grande parte das pessoas que aduirem recentemente TV a cabo, ainda estão presas à canais regionais/ tv aberta. O que resulta num período de "adaptação".

    Outra coisa: crianças assistem o que querem, e tem mais tempo para assistirem o que querem. O que explicaria os canais abertos, talvez o fato de, quem assiste tai canais, muitas vezes, cresceu assistindo tais canais - voltando à premissa do exemplo acima.

    Tem diferença entre muitos canais e os abertos. Por exemplo: diversidade. Na globo temos desde notícias à novelas e humor. Um apanhado de coisas, nada de muita qualidade. Nos canais fechados, é bem mais específico - o que leva a pessoa muitas vezes buscar por horários determinados a programação que lhe agrada.

    Mais uma coisa: fator social. Você não consegue discutir com tudo quanto é gente sobre o super documentário da história do drácula, que viu na history channel. Mas é fácil se inserir numa conversa sobre o Big Brother 397 que tá rolando.

    Isso mudará? não sei. Fiquei surpreso por canais como Warner e Sony não estarem no top da pesquisa - talvez o fato de muita gente optar por acompanhar séries pela internet influencie isso. Canais de filmes tbm devem estar endo substituídos por downloads.

    Talvez quem mais aprecie os canais fechados sejam as pessoas que tem menos tempo para tal também, fazendo com que quem tem mais tempo busque pelos canais mais votados (crianças e aposentados).

    Ou seja, não da para afirmar que se trata da população em cultura... talvez da população com seus costumes decadentes - o que não necessariamente implique em ser sem cultura.

    ResponderExcluir
  2. Mas é justamente isso que me revolta. Se não consomem cultura (não importa que idade) nos meios básicos e acessíveis, como esperar que o quadro mude? Lembrando que estamos em uma país educado pela TV tanto ou mais do que pelas instituições educacionais.

    A afirmação de que é consumo de cultura é irrefutável o que pode se discutir é a idade e tempo em que se está consumindo. O fato é que só se consome PORCARIA. "Sem cultura" é um povo que não tem apreço pelo que é culto, pelo cultural e sim pelo que é popular. Lembrando que o conceito de cultura popular foi completamente deturpado (antes designado para manifestações culturais singulares e regionais) agora utilizado para cultura de massa.

    ResponderExcluir
  3. é isso q eu ia falar:
    " hey mocinho, é exatamente sobre esses fatores socias q ele fez esse post!"
    meu aqui em ksa, até um ano dps q eu tinha tv a cabo, td vez q eu chegava em ksa a carina tava assistindo rede tv ou globo!
    p mim isso era mto estranho...
    mas hj em dia ela mudou p justamente warner e sony, o q na verdade só sao canais de "novela" americana... nao trazem nada d cultura ou de conhecimento geral!
    tbm tem o pessoal q assiste E! enterteniment television hahuahuauh
    o fato dos canais abertos terem programaçao tao variada, é o q mais me intriga sobre eles serem os mais assistidos,,,
    afinal... q tipo d pessoa q assiste sessao da tarde, vai assistir jornal das 6,novela e sai de baixo ? esses programas nao atingem o mesmo publico alvo!
    pq da hell fica ligado no mesmo canal?
    hunft.. to revoltada tbm aahhahah
    acho q tv nao é visto como meio de comunicaçao... só como distraçao!
    e mais....nada no mundo vai conseguir me explicar o sentido d programas como video show!

    ResponderExcluir
  4. eh meu caro, realidade triste, excelentes informações q vem colhendo....

    ResponderExcluir
  5. Bom... eu posso dizer que assisto bastante discovery, history channel e afins... gosto até quando o assunto parece "inutil"... mas concordo que o costume da população em geral de assistir aos velhos canais da tv aberta é o que influencia em muito essa pesquisa.

    Muitas pessoas gostam do "Boa noite!" do Jornal Nacional... gostam dessas rotinas diárias.

    E outro fator, como o Rafinha mesmo citou, é a diferença cultural. Eu já passei por situações onde não acompanhar a novela das 21h da Globo fez o assunto acabar, e quando citei como interessante algo visto no Discovery, falei sozinha. E digo mais, isso é comum... triste, mas comum...

    É dificil tirar certas coisas tidas como "culturais" da cabeça do povo......

    ResponderExcluir
  6. Cara, eu tenho exemplo disso em casa. Adoro ver TV, nem que seja só pra ligar e deixa ela falando sozinha, só que não tenho mais tanto tempo pra isso (trabalho e faculdade consumindo minha vida desde 2009...rs)
    Em casa tem TV a cabo com 475 milhões de canais diferentes (se isso for possível certeza q eu tenho...rs), porem todos os dias e a mesma coisa, chego da facu e meus pais estão vendo a GLOBO, seja jornal, seja novela, seja akela porra do Zorra Total (programa q emburrece as pessoas de tão ridículo que consegue ser), chega fds é o inferno continua, ou assisto TV no quarto ou me entedio com os programinhas do Faustão ou Luciano Huck e todos seus parentes que trabalham na Globo e se ouso fala pra mudar o canal quase sou expulsa de casa.
    Não adianta explicar q tem outras coisas legais pra se ver, as pessoas sempre acabam se apegando a mesmices, as certas rotinas e dificilmente se desapegam disso.
    Minha esperança é a geração que esta chegando, não me refiro a nova geração de adolescente que esta crescendo assistindo malhação forever e/ou rebeldes,me refiro a NOSSA geração, a nova geração de adultos, adultos culturados que se preocupam com esse tipo de assunto, que se manisfestam e expõem suas ideias sobre esses tipo de tema.
    Nós, teremos uma visão mais ampla e poderemos dar bons exemplos aos pequenos que vem chegando e condiciona-los ao um caminho com maior meio de educação e culturação.
    Pelo menos é o que eu espero!! ;P

    ResponderExcluir
  7. Fabio Rezende18 outubro, 2011

    Essa semana estava pensando sobre isso.
    Não agüentava mais ficar em casa no fim de semana, ligar a TV e a olhar para o GUGU, Eliana, Faustão e afins. Por falar nisso, alguém no mundo conhece alguém que goste do programa do Faustão? Nunca ouvi ninguém dizer que espera ansiosamente o domingo para ver e ouvir ele dizer “O louco meu!” ou “ouvir ele falar mal da dona de casa e do maridão no sofá. Bem, mas isso é assunto para outro post.
    Resolvi então colocar TV a cabo em casa. Depois disso, nunca mais assisti TV aberta. Não há por que, jê que a programação é muito melhor. Além da infinidade de canais, é possível selecionar o que quiser. Não preciso me preocupar mais com programas de baixo calão ou ver aqueles programas de auditório apelativos. Adoro a History, Discovery, os filmes, seriados, esportes.,,
    Acho que aqueles que tem acesso a esse mundo e insistem em sintonizar os canais abertos estão apenas acomodados em continuar assistindo o que conhecem e por temor ou mera conveniência, continuam a prestigiar a Rede de televisão global. Ou talvez por questão de cultura. É como pedir que um adolescente leia um livro, eles preferem a TV, pois foram acostumados a ela. Cultura meu caro, CULTURA!!!

    ResponderExcluir
  8. Em casa nao tem TV mais ... ^^
    Recomendo.

    .AND.

    ResponderExcluir