terça-feira, novembro 08, 2011

Central de notícias FACEBOOK.

Tenho notado um fenômeno muito curioso sobre o Facebook e seus usuários. Replicação sem critério. Pessoas compartilhando qualquer coisa que achem relevante ou pertinente para parecer "informado" ou "engajado" e nem sequer se dão ao trabalho de ir buscar fontes ou de fato ler e se informar sobre o que estão repassando. Alguém cria uma imagem criativa ou de impacto e as pessoas saem compartilhando sem o menor senso crítico ou critério



Galera PARE de se informar pelo Facebook. EXEMPLO; caso das manifestações na USP, as pessoas criticando as manifestações ou o propósito delas e nem sequer se dão ao trabalho de pesquisar e se informar sobre o que aconteceu e está acontecendo. O MÍNIMO que vocês tem que fazer antes de sair replicando IDIOTICE ou falando ASNEIRA é se informar em vários meios distintos. As pessoas tem todo direito de emitir suas opiniões, por mais IMBECIL E SEM BASE que elas sejam, mas isso só vai provar o quão despreparadas e ignorantes elas são, e muitas vezes não as distinguirão das pessoas que estão criticando.

Se não tem PORRA nenhuma pra acrescentar à discussão ou algo que dê embasamento para determinado raciocínio FICA QUETO. Estou ficando irritado com o tanto de gente burra e alienada que existe no Facebook (burro porque tem acesso à cultura e informação e prefere não fazer uso). É muito fácil ser corajoso, engajado pelo Facebook. Todo mundo apoia as campanhas "online" contra aumento de salário dos políticos, maus tratos de animais, aumento das passagens, etc. E quantos ai se dignaram a levantar a bunda gorda e nerd do computador pra ir para a rua? Fortalecer e encorpar a causa?

Facebook é uma ferramente sensacional. O problema é o uso que se faz dela, assim como acontece com quase todas as invenções. Ele não tem por objetivo informar e sim promover, antes de sair replicando QUALQUER MERDA clica no link, que geralmente vem junto ou incorporado na imagem, e leia a respeito. O mundo agradece a sua colaboração.

3 comentários:

  1. Eu concordo com algumas coisas do argumento.

    Mas discordo da franca maioria.

    Concordo que algumas pessoas falam e criticam sem "massa crítica" e discernimento.

    Mas discordo que isso que os estudantes estão fazendo seja democracia ou lutar pelos direitos.

    Como disse o Ministro da Educação Fernando Haddad, ao mesmo tempo em que "Não se pode tratar o campus da USP como se fosse uma ‘Cracolândia’ e não se pode tratar a ‘Cracolândia’ como se fosse um campus da USP” também não podemos validar a ação irresponsável e imatura dos estudantes, ou como ele definiu "Este expediente de invadir reitoria, além de autoritário, é ineficaz. É uma minoria que cria um fato político sem produzir o efeito desejado."

    Outra declaração é bem direta. O Governador Geraldo Alckin classificou esse absurdo como "lamentável" e ainda atestou que "Os estudantes precisam ter aula de democracia, de respeito ao dinheiro público, patrimônio público e ter aula de respeito à ordem judicial. Depredar instituição que foi construída com dinheiro da população, que paga impostos. A universidade é mantida pelo povo de São Paulo."

    E sim. Eu tenho o DIREITO de reclamar porque são os impostos que eu pago com sacrifício 4 meses do meu ano com meu "soldo" ou salário é que mentém essa universidade funcionando.

    Depredar patrimônio público desabona qualquer ação dita "politizada" ou pela democracia.

    E a polícia deve sim coibir desordem pública com força.

    Os problemas lá começam com a liberdade transformada em libertinagem e abuso de liberdade. São mais profundos do que a discussão "liberar maconha" claro, mas tornam-se sem validade quando aqueles que querem seus direitor respeitados não respeitam os de outrem.

    Ainda mais quando se confronta o poder público e a mantenedora da ordem - a polícia (sem discussões sobre ser ou não corrupta, mas essa é a função dela) e ainda agridem a imprensa.

    Lamentável realmente.

    ResponderExcluir
  2. Puta mano...mandou bem, disse tudo!

    Tá foda esse povo q vive as margens da informação e fica regurgitando virtualmente oq escutam e veem...

    Eu tb escrevi sobre isso mas com uma outra ótica ha alguns dias...se qusier confere lá www.magopool.blogspot.com

    parabens pelo blog...sou fã ja =P

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Chico pra entender esse post você TEM que ler o outro. Eu não defendi os alunos, nem a reitoria, nem tampouco a ação da polícia! Eu defendo que as pessoas se informem antes de sair replicando QUALQUER coisa que seja. Porque isso só alimenta ainda mais a máquina de alienação sócio-cultural da mídia e da política. Que quer criar um rebanho sem discernimento e poder crítico para sustentar suas posições e interesses!

    ResponderExcluir