sábado, novembro 05, 2011

Educação, maconha, protesto, falência...

Vamos a mais um assunto polêmico. Eu tenho lido algumas matérias sobre a repercussão dos 3 alunos da USP que foram detidos por terem sido pegos fumando maconha no campus da faculdade, eis um resumo obtido do site UOL. FICA VENDO:

Depois de deter três estudantes que usavam maconha dentro do campus da USP, na zona Oeste de São Paulo, a Polícia Militar reprimiu com bombas de gás lacrimogênio e spray de pimenta um protesto realizado por universitários contrários à detenção dos três rapazes.

Após os conflitos os alunos invadiram o prédio da administração da FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas) posteriormente desocupado para que os alunos invadissem a reitoria. Houveram algumas tentativas de conversa, mas nada foi decidido e a ocupação permanece.

Eu me lembro que a algum tempo atrás os alunos da USP estavam reivindicando maior segurança no campus devido a alguns assaltos, violência e até uma morte no estacionamento. Agora estão reclamando da presença da PM no MESMO campus. Eu sei também que com muita frequência as pessoas questionam os métodos de abordagem da polícia. Mas não será possível encontrar um meio termo?

Mas todo esse acontecimento na verdade é decorrência de um problema muito maior, a discussão sobre a maconha e a sociedade. Eu não estou aqui pra defender, já usei, tenho amigos que usam, e também não tenho pretensão de acusar, pois não sou especialista no assunto. Mas posso sim analisar a forma como as coisas são conduzidas por todos os lados envolvidos.

Eu estava lendo as matérias e galerias de fotos e, em primeiro lugar, quer exigir seus direitos, lutar por alguma coisa? MOSTRA SUA CARA, bando de aluno com camiseta na cara estilo guerrilheiro. Se você tem medo de ser identificado ou da repressão a sua pessoa seu ideal não é válido.

O seu direito de reivindicar e lutar pelo que acredita estar em desacordo com o que é "certo" não lhe dá o direito de interferir e atrapalhar o direito dos outros alunos e funcionários de estudar e trabalhar em paz. Como diria o Van Halen - There's a TIME and PLACE for everything, e eu acrescentaria WAY.

A polícia precisa, de fato, rever sua forma de se portar e abordar a população, do contrário as pessoas continuarão se sentindo inseguras e resistentes à sua presença e ela existe justamente para oferecer as condições contrárias.

Desde que eu comecei a escrever no Blog eu tenho lido (muito mais do que de costume) matérias, fóruns e documentos na internet, procurando achar assuntos para escrever e aproveito para me informar. E me surgiu uma pergunta que fica me martelando na cabeça e que divido com vocês - Qual o perfil da juventude intelectual de hoje? O que ela defende ou exige? Não há essa resposta porque esses alunos estão cada vez mais desarticulados e individualistas. Ao invés de mobilizarem suas forças para caminhar em um sentido que leve a um objetivo em comum, estão dispersos em vários objetivos individuais, FICA VENDO:


Eu sei que essa faixa etária acima não engloba TODA a comunidade universitária por ir dos 15 aos 24 apenas, mas é a mais próxima do que seria nossa juventude escolar. Resumindo, na minha opinião, vivemos numa sociedade de muita mobilização para objetivos que atendem minorias e muito pouca mobilização para interesses da grande maioria. Não que eu ache errado, só acho que falta um pouco de consciência social do TODO.


5 comentários:

  1. Desculpa a demora pra comentar....eh q as coisas aqui andam muito corridas... Vamos lá:

    O focu nunca foi a maconha...
    Esta sendo noticiado q esse movimento eh por causa da maconha, FARSA. Isso foi um grande desvio da midia. Vale lembrar q usar maconha nao eh mais crime no Brasil, coisa q muitos estao simplesmente ignorando. Outra coisa errada eh q estao vinculado apenas os alunos da FFLCH como maconheiro (enquanto o campus todo usa) ou q so aluno de la participa desse ato (embora a maioria seja de la, tem alunos de outros institutos e facudades).

    Vi que alguns lugares estão falando dos alunos "guerrilheiros" por causa d nao mostrar a cara. Mas alguem se perguntou o pq disso ???
    O nosso querido reitor anda numa leva de "repressão" (to usando aspas). Alunos estao sendo punidos por participarem de manifestações e essas coisas. Dentre as punições aplicada estão apenas adivertencia ate a expulsão do aluno. Jura q vcs acham certo esse tipo de comportamento de um reitor d uma universidade como a USP ??? (na linha abuso do poder tem historia de funcionarios sendo demitido injustamente - igual no começo do ano q foram cerca de 200 - ate aluno entrando no mestrado sem prestar prova - esse ultimo vale ressaltar q nao há prova concretas sobre o caso, mas as evidencias apota pra isso).

    Com relação a segurança no campus, sim eh bem verdade q existe um forte levante para isso, mas a equação é bem simples para esse manifestante PM não é igual a SEGURANÇA. Os alunos querem uma serie de medidas para q possam ter mais segurança.

    Problemas com a PM....(cliches fracos)
    Um dos motivos alegado eh q a PM impediria a manifestação e atos dentro do campus. Se for analisar a PM nao impede, pois no dia 12/10 participei de um na Paulista e havia muitos PM por la, e foi muito tranquilo por sinal.
    O problema volta ser o poder do reitor em cima da PM, pois ele poderia - e faz com frequencia - a PM reprimir qualquer tipo de manifestação dentro do Campus. (praticamente um movimento Calice - musica do Chico Buarque)

    Outra coisa q pra mim eh cliche muito barato é q muitos estao comentando e tentando enfraquecer o movimento alegando q sao um bando d Playboy. Serio mesmo q um movimento só tem força se for feito por pobre??? Jura ???
    Vamos pegar historicamente, desde a Grecia antiga com Platão, Socrates, Aristoteles passando pela idade média São Tomas de Aquino, Santo Agostino, indo para os tempos mais modernos Focault, Marx e cia, vale lembrar q eles nao eram pobres e nem por isso desmerecemos as ideias q os levantes deles. Pq agora fazer isso??? Sera pq devemos achar q temos q ser igual Gandhi ??? Ops, esse nasceu na India e foi cursar direito numa das melhores universidades da Inglaterra... hmm...acho q nao era pobre tb...
    Ah...mas os estudantes estao usando celular, notes bons... E por isso nao podem protestar?? Se for assim nunca deveria ter havido o movimento na Libia, ja q foi todo arquitetado pela net usando esses materiais...

    Tão falando q são mimados, podem ser mesmo, mas esquecem q esses mesmos mimados fazem levantes aqui dentro para melhorar o ensino no país. Sempre tem um projeto e/ou forum rolando aqui para melhorar a educação e q o ensino passe a ser universal e com qualidade.
    Esquecem de mencionar q aqui esses mesmos Playboy brigam para q os alunos do estados q nao passaram por uma educação q eles acham de qualidade tenha chance d entrar numa facu como a USP. Lembre-se a FUVEST eh o unico vestibular q aumenta em 3% (acho q eh isso, senao deve ser 1,5%) da nota dos canditados q estudaram em escola publica.
    Ai a gente pode discutir se eh o correto ou nao essa medida...

    Esquecer q eles brigaram para q isso acontecesse e apenas falar q eles querem fumar maconha, vejo como um cliches bem fracos e nao consiguir olhar a situação como um todo. Não quero defender os estudantes, mas apenas mostrar um pouco o outro lado do q ta acontecendo por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Bando de Vagabundo e apenas isso...

    O Bom disso é que posso deletar sem dó quem é a favor de um bagulho tao idiota

    ResponderExcluir
  3. Olha Leonardo concordo com 80% do que você disse, exceto em:

    Se o foco deles é lutar por uma maior autonomia educacional, menos tirania eles estão fazendo isso MUITO errado. Foi decorrência de um evento COMPLETAMENTE inoportuno pra isso o que reforça que são alunos no mínimo sem bom senso ou articulados.

    A questão de classe social X manifestação é um assunto delicado, daria um outro post. A terminologia "playboy" foi mais pra ilustrar uma classe que se veste de Lacoste e Nike shox e anda de carro do ano.

    Os mesmos pensadores (filósofos e sociólogos) que você citou nunca esconderam sua identidade e sofreram punições MUITO mais graves do que expulsão de colégio. A equação é simples até que ponto você está disposto a ir pelo seu ideal.

    Mas eu concordo completamente que a reitoria da USP há tempos não atende mais a necessidade dos alunos, mas talvez, TALVEZ, até isso seja decorrência de manifestações cada vez menos legítimas e com relevâncias questionáveis.

    Por mais legítima que seja a causa dos alunos, nesse caso ELES FIZERAM TUDO ERRADO. Desde o gancho utilizado até a forma como estão fazendo.

    Mas como quase todas as conclusões do meu Blog, essa é minha opinião!

    ResponderExcluir
  4. Em nenhum momento Davi eu disse que concordava com o q esta acontecendo aqui... Tanto pelo lado dos estutantes como pelo do Reitor... So fiz o papel do advogado do Diago...

    Tanto q eu vivo falando, q pra mim, greve de estutante nao é mais comico que greve de desempregado. Ja conversamos em outros momentos sobre isso e eu sempre fui contra a postura do movimento estudantil tem feito desde 2004.

    Concordo plenamente com vc q a classe social daria um novo post e tudo mais... e so usei a mesma terminologia q todo mundo ta usando. E q a abordagem q os alunos tomaram aqui foi ridicula, mais uma vez mostram como o movimento estutandil hj em dia eh mal articulado e atende a um jogo de interesse. (jogo d interesse eh pq existem varios membros de partidos envolvidos e uma serie de outra questao q se comentar acaba saindo um pouco do foco do seu post)

    ResponderExcluir
  5. Eu não falei que você concorda Léo. Só disse que eu acho que as coisas foram conduzidas de forma errada por TODOS os envolvidos. E por isso está essa zona!

    ResponderExcluir