terça-feira, novembro 01, 2011

ENEM Deus salva...

Como eu já disse em um post anterior eu odeio estudos e pesquisas sobre a educação no Brasil porque sempre evidenciam o nosso nível de burrice. TODO ano saem as correções do ENEM e junto com ela uma enormidade de erros absurdos e idiotices. Primeiro irei apresentar alguns dados. FICA VENDO:

  • Segundo estatísticas do ENEM 2010, 82% dos participantes são oriundos de escolas públicas e 18% do ensino privado.
  • Segundo estatísticas do ENEM 2010, o percentual de alunos abaixo da média na prova objetiva foi de 53% enquanto em redação esse número foi de 27%.
  • Segundo o site mundo vestibular com base em dados do MEC em 2011 aproximadamente 520 instituições de ensino superior utilizarão o ENEM, embora a forma de utilização varie em cada uma delas.

O ENEM foi concebido em 1998 pelo MEC como uma forma de avaliar o ensino  médio no país, principalmente das escolas públicas. Em 2009 houve o cancelamento das provas devido ao roubo de alguns cadernos de questões e em 2010 erros nas impressões dos cadernos levou ao cancelamento dos exames no país. Já este ano há a suspeita de que o tema da redação "mundo digital" e as "redes sociais" teria vazado antes da execução das provas, assim como algumas questões previamente disponibilizadas em testes.

Com o atual descrédito do sistema de provas do ENEM o índice de ausência nas provas chegou a 1.4 milhões de alunos (26% dos 5.3 milhões inscritos) e muitas universidades começaram a rever a forma de utilização dessa ferramenta. Mas o que mais me impressiona não é a desorganização ou descrédito desse processo e sim os resultados que continuam aparecendo. Por exemplo um aluno que vai protestar e NÃO SABE redigir uma PORRA de um cartaz sem erro de português. FICA VENDO:


E NÃO para por ai, veja a coletânea:

"O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia." (Já o cérebro...)

“Animais vegetarianos comem animais não-vegetarianos.” (Nem Darwin discordaria)

"O sero mano tem uma missão…" (Aprender a ler e escrever, por exemplo)

“O número de famigerados do MST almenta a cada ano seletivo.”  (O ano seleciona quem vai ou não ser famigerado)

“Vasilhas de luz refratória podem ser levadas ao forno de microondas sem queimar.” (Assim como os alimentos envoltos em papel alumioso)

“Não cei se o presidente está melhorando as insdiferenças sociais ou promovendo o sarneamento dos pobres. Me pré-ocupa o avanço regresssivo da violência urbana.”  (Sério, quando eu entender eu faço algum comentário)

“A História se divide em 4: Antiga, Média, Momentânea e Futura, a mais estudada hoje.” (Não burro, em 4 partes, HIS-TÓ-RI-A)

“A capital da Argentina é Buenos Dias.”  (De manhã, de tarde é buenas tardes e de noite, buenas noches)

“A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos.”  (Praticamente um geo-psicólogo-sociólogo)

"A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO." (Aquele que tem o "bico" em forma de seringa)

"É um problema de muita gravidez." (Na China inclusive já estão adotando medidas enérgicas contra o problema de muita gravidez)

"Eu concordo em gênero e número igual." (2+2 = 5)

Só por Deus viu, porque afinal Deus é MAS.

Um comentário:

  1. Eu ia rir, mas pensando melhor... "Já não sei se rio ou mares..." rsrs

    ResponderExcluir