sexta-feira, novembro 11, 2011

Ilusão de ótica? Ou visão seletiva?

Eu acho muito legal essas imagens que criam ilusões de ótica. Daquelas que você enxerga uma coisa à primeira vista e depois com calma consegue observar o verdadeiro significado visual. Essa técnica é utilizada em fotografias, mas principalmente nas artes, FICA VENDO:


Tem umas que são mais elaboradas do que outras, mas em geral elas surtem o mesmo efeito. Eu separei as de imagens e pinturas, mas também são muito comuns as de formas geográficas e cores. Eu não vou entrar no mérito de como essas imagens enganam nosso cérebro porque nem a própria ciência conseguiu definir com exatidão esse efeito. Mas elas podem ser de caráter fisiológico ou, na grande maioria, de caráter cognitivo.

Existem ainda as que dão sensação de profundidade, ou movimento, além das que utilizam da perspectiva (muito comuns em fotografia do tipo "estou segurando a lua" ou "eu empurrando a Torre de Pisa"). Independente da técnica utilizada eu acho muito fantástico esse efeito em nosso cérebro. Mas tenho pra mim que isso tem um pouco a ver também com o que realmente nas importa na imagem, o estímulo que realmente chama a atenção.


Ou vai me falar que você reparou no GODZILLA lá no fundo?

HAUhauhUAHhahUAHUHuahUHAUHuahuAHUhauhua

Um comentário:

  1. hauhauahauah...boa

    Esse seu post meio Esher, meio Gestalt e meio 4 queijos me fez lembrar de uns livros que era vendidos com varias imagens e a finalidade era ver uma outra em 3D (ex. uma imagem onde só tinha balão em 2D, mas se "olhasse direito" havia uma imagem de um Cachorro em 3D).

    Muito bom esses livros...uma pena q nao vejo mais pra vender.

    ResponderExcluir