terça-feira, janeiro 17, 2012

Arte urbana. Criatividade sem limites...

Eu já falei aqui em outros posts que sou fã de manifestações artísticas em geral, principalmente das mais criativas. Uma das artes que mais tem me agradado ultimamente e que é muito contemporânea é a arte de rua (street art), ou intervenção urbana.

Embora ela tenha surgido nos anos 80 só passou a ser abrangente e conhecida a partir dos anos 90. A partir dos anos 2000 ela deixou de ter um caráter "marginal" para ser propriamente reconhecida como arte, se tornando muito comum por toda Europa e Estados Unidos. Hoje em dia existem inúmeros prêmios, exibições, conferências e outras formas de se divulgar e exaltar este tipo de arte.

Eu encontrei fuçando pela internet uma coletânea de mais de cem imagens dessas intervenções urbanas escolhidas pelo site "Street Art Utopia" como as melhores obras ao redor do mundo em 2011. Os temas são os mais diversos, desde manifestações políticas, passando por temas da atualidade até clássicos de filmes e gibis. Eu escolhi apenas algumas para apresentar aqui no blog, FICA VENDO:



Ainda existem pessoas que confundem esse tipo de arte com vandalismo. Embora ainda não exista um conceito definido sobre este tipo de arte eu me atrevo a dizer que ela nada mais é do que a utilização dos recursos da própria cidade, espaço público, de forma criativa. Confira as imagens e veja que a arte não é nem um pouco ofensiva e nem caracteriza depredação de patrimônio público. Estou certo?

Galeria completa de imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário