terça-feira, fevereiro 14, 2012

O que se leva da vida e o que se deixa...

Saiu ontem uma matéria no site da Folha - Equilíbrio e Saúde - muito interessante sobre o livro escrito por Bronnie Ware, uma enfermeira australiana especializada em cuidados a pacientes em estado terminal, que virou fenômeno após sua resenha no jornal britânico "The Guardian". O livro retrata os arrependimentos das pessoas que estão prestes a morrer, e as declarações mais comuns servem, no mínimo, de alerta para que as pessoas reflitam sobre a vida que levam. FICA VENDO:


Eu não li o livro, mesmo porque não me interesso muito por esse tipo de literatura, mas, de fato, o levantamento feito pela enfermeira, que acompanhou inúmeros pacientes terminais em suas últimas semanas de vida, pode nos ajudar a refletir sobre nossas prioridades e a vida que levamos.

É claro que o livro aborda inúmeros outros arrependimentos, geralmente ligados a histórias de vida mal resolvidas, mas a grande maioria teve algum ou alguns destes 5 arrependimentos listados acima. A unidade onde a enfermeira trabalha tem como objetivo diminuir o sofrimento físico, psicológico e espiritual dos pacientes terminais.

Longe de mim querer dar qualquer tipo de lição de vida com meus quase 30 anos de idade, mas posso compartilhar experiências que vivi e que outros podem não ter a oportunidade de viver, e algumas espero até, por bem, que não vivam mesmo. Mas se eu pudesse dar um conselho depois de algumas coisas que eu já passei seria algo do tipo:

Trilhe o caminho que te traga paz no fim da sua jornada. Para que no fim da vida você possa ter motivos para agradecer ao invés de culpar. Independente de acreditar ou não em uma continuidade após a morte, encerre sua história com dignidade e realizado.

Nem sempre podemos evitar o sofrimento e o arrependimento, mas sempre podemos escolher o que fazer com eles. Alimente as coisas boas....apenas as boas. E termino o post com um outro pensamento que pode ser complementar à reflexão que foi proposta. FICA VENDO:


Ok. Ok. Amanhã volto com as críticas mordazes e o humor peculiar.

Dica de post da leitora Karen Barreto.

Um comentário:

  1. Naice! Penso que no fim da vida vou querer ser uma pessoa que tenha histórias, boas histórias pra contar para qualquer um que queira escutar!
    Com certeza terei arrependimentos, talvez até alguns desta lista, mas de fato, deveriamos nos esforçar para diminui-los.

    Belo post, bom para reflexão mesmo!
    Valeu!
    Abs!

    ResponderExcluir