segunda-feira, agosto 27, 2012

Apple x Samsung ou inovação x oportunismo?

Estava eu lendo minhas notícias matinais quando me deparei com a seguinte matéria. FICA VENDO:

As ações da Samsung Electronics fecharam em queda de 7,45% nesta segunda-feira (27), e a empresa perdeu US$ 12 bilhões em valor de mercado. Isso aconteceu após a vitória judicial da Apple, em uma disputa sobre patentes, ter levantado temores sobre o negócio de smartphones da companhia sul-coreana, que tem nos celulares inteligentes a maior fonte de receita.

A Samsung, que vai recorrer da decisão, terá que pagar US$ 1,05 bilhão à Apple porque o júri concluiu que tinha copiado características fundamentais do iPhone e iPad e que poderia proibir a venda de produtos-chave da empresa sul-coreana.



Dando uma resumida, em abril de 2011 a Apple entrou com uma ação alegando que a Samsung havia infringindo diversas de suas patentes em seus smartphones e tablets da linha Galaxy, principalmente no que diz respeito ao design, ferramentas e até disposição dos ícones.

Ai eu fico pensando: A Samsung vendeu 97,8 milhões de celulares no segundo trimestre desse ano, dos quais 51,3% foram smartphones, o que garantiu a empresa um lucro recorde de US$ 4,52 bilhões. Sério que ela não consegue pagar o departamento de tecnologia para CRIAR coisas inovadoras? Ou será que ela só está alcançando esse número de vendas e lucro porque copiou a "fórmula mágica" da Apple? Ao todo a Samsung teria infringido 7 patentes.

Eu fico lendo matérias de crianças de 15 anos que descobrem testes caseiros com utensílios comuns pra detectar câncer e os coreanos não conseguem, com toda a tecnologia de ponta disponível, criar algo novo? Diferente? Até a pessoa mais tonta sabe que não pode dar "copiar e colar" nos produtos alheios.

Eu não entendo muito bem como funciona patente, dei uma lida na lei de propriedade industrial, onde ela se refere ao registro de marcas e patentes, mas confesso que não ficou muito claro. Eu posso patentear QUALQUER coisa? Sei que existe a propriedade intelectual também, o que significa que não somente produtos podem ser registrados.

Podemos patentear qualquer coisa que não tenha ainda sido criada? Cadê meu advogado? Será que meu blog infringe alguma patente? rsss

Nenhum comentário:

Postar um comentário