quarta-feira, agosto 22, 2012

Copa do Mundo 2014. FIFA e voluntariado.

Sério. Eu sou apaixonado por futebol, acompanho nas diversas mídias e me mantenho sempre informado e, sem dúvida nenhuma, a Copa do mundo é um evento de proporções e apelo inquestionáveis. Apesar de me considerar bem entendido sobre futebol, não é exatamente sobre o esporte em si que escrevo este post, mas sim sobre toda a estrutura envolvida por trás desse acontecimento, principalmente sobre a FIFA. FICA VENDO:

Nas primeiras 24 horas, o Programa de Voluntários da Copa das Confederações da FIFA 2013 e da Copa do Mundo da FIFA 2014 recebeu 37 mil inscrições de 69 países. No caso do Brasil, há inscrições não apenas das 12 sedes, mas de todos os 26 estados da federação, além do Distrito Federal. O estado com o maior número de candidatos é São Paulo (10.955), seguido por Rio de Janeiro (6.016) e Minas Gerais (3.652). 

A previsão é de que cerca de 7 mil voluntários deem a sua contribuição para a Copa das Confederações da FIFA e 15 mil para a Copa do Mundo da FIFA. As inscrições estão abertas por um período inicial de 15 dias, quando os técnicos do COL irão avaliar os números e decidir se encerram ou prorrogam o recrutamento. 

Atente para os seguintes dados obtidos do site oficial: A FIFA declarou em seu balanço de 2011 uma reserva de U$ 1.3 bilhões (aproximadamente R$ 2.6 bilhões) me parece muita cara de pau não querer contratar profissionais remunerados para desempenhar as funções que ela alega serem "imprescindíveis para assegurar a qualidade do evento".  E piora, FICA VENDO:

O candidato a voluntário na Copa precisa estar disposto a trabalhar até 10 horas por dia durante um período de até 20 dias seguidos e ainda bancar a hospedagem. A Fifa dá os uniformes, a alimentação e paga o transporte dentro das cidades-sede. O deslocamento até as cidades que recebem os jogos também fica por conta do voluntário.




Ai eu penso:  E NA BUNDA NÃO VAI NADA?

Sério, eu entendo trabalho voluntário em ONG ou pra ajudar pessoas necessitadas, mas me recuso a aceitar que uma entidade com uma RESERVA na casa do bilhão faça uso desse tipo de mão de obra. Óbvio que ela não obriga ninguém e as pessoas aceitam porque querem, vão adquirir experiência, falar que trabalharam para a FIFA, mas enquanto isso o GAAC, Fundação Abrinq, SOS Mata Atlêntica, entre inúmeras outras ONGs penam pra conseguir suporte e voluntariado.

Depois quando eu me indigno com o povo brasileiro vão vir reclamar que eu sou anti-patriota, que eu deprecio meu próprio povo. Quando tem méritos eu ressalto e me orgulho e quando tem incoerências e imbecilidades eu aponto e critico MESMO.

Trabalhar de GRAÇA para a FIFA vale, mas para ONGs que REALMENTE precisam de trabalho não vale. É muito pra minha cabeça!!!!

3 comentários:

  1. Que é uma palhaçada a FIFA fazer isso eu concordo plenamente, mas nesse caso aí eu discordo de você reclamar dos brasileiros, como o texto mesmo diz "37 mil inscrições de 69 países". Obvio que tem mais brasileiro pq a copa será aqui, mas tem gente do mundo inteiro. Toda copa é assim e, provavelmente, sempre tem mais gente do próprio país trabalhando.

    No mais eu concordo que todas estas pessoas poderiam ser voluntários em coisas mais úteis...

    ResponderExcluir
  2. isso nao é uma exclusividade do povo brasileiro.
    as olimpiadas de Londres contaram com milhares de voluntarios tbm, que recebiam 5 pounds de vale-alimentaçao e o transporte por dia, e trabalhavam coisa de 12 horas seguidas sorrindo. Os voluntarios explicavam que tavam fazendo pra ajudar o pais deles a fazerem os melhores Jogos Olimpicos possivel para o mundo (como se nao tivessem ajudado o suficiente com o tanto dos impostos que o governo usou, mas isso é outro assunto). Mas fato que as ONGs nao conhecem nem um décimo dessa disposiçao toda.

    ResponderExcluir