quarta-feira, outubro 05, 2011

O que você interpreta.

Estive agora a pouco em um seminário sobre a relação entre a psicanálise e a arte, ministrado por Carlos Abranches e com profissionais de psicanálise e artistas, entre eles meu pai. A proposta do evento "Um olhar sobre a visão Freudiana da arte" era entender como os processos criativos ou artísticos tem origem em nossa cabeça, na maioria das vezes em nosso inconsciente.

Eu não vou fazer um resumo ou me ater a comentários sobre o evento porque não tenho qualificação para tal, mas uma das falas do presidente da Associação de Psicanálise do Vale do Paraíba me chamou muito a atenção "uma obra de arte não se resume à projeção de sentimentos e emoções do criador mas também da interpretação e projeção dos sentimentos e emoções de quem as analisa".

Como uma mesma obra de arte, seja literária, musical ou plástica pode causar diferentes impactos nas pessoas? Em que momento e porque determinada obra ou mesmo um trecho toca uma pessoa? Achei a discussão muito interessante, mas para não perder a veia bem humorada do site proponho uma pequena brincadeira. Descreva o que você interpreta desta imagem e vamos ver com a cabeça de cada um funciona. FICA VENDO:


O véio estava exorcizando o maluco possuído que botou sua casa de madeira no chão, mas veio um anjo interceder e já tá preparando pra largar cinco dedos na lata do homem. A adaga ali era um plano B caso o exorcismo não funcionasse.

E você? Como interpreta essa imagem?

8 comentários:

  1. o homem de baixo estava supostamente morto, estava prestes a sofrer a retirada dos órgãos internos, tipo uma mumificação. mas o anjo corre para avisar que o homem iria ressuscitar, e por isso não deveria corta-lo (cheguei a essa conclusão pela posição desconfortável do homem que julguei morto, pela atenção e seriedade q o véio deu pro anjo, e pela pressa do anjo)

    ResponderExcluir
  2. o rapaz deitado eh filho do senhor, ele tem uma doença aparentemente incurável e o pai vai mata-lo. Qdo ele esta prestes a faze-lo o anjo chega para convence-lo a nao matar o filho.

    ResponderExcluir
  3. O velho iria fazer um sacríficio em vão,mas o anjo em uma atitude heroica salvou a mulher que estava viva (conclui isso pela posição das pernas.) , mas acho que ela vai morrer asfixiada.rss
    Brincadeiras a parte, o quadro é uma obra magnífica, de profundidade fora do comum.

    ResponderExcluir
  4. O rapaz deitado era tão gente boa, que causou uma disputa pelo direito de mata-lo.

    ResponderExcluir
  5. Não é um rapaz deitado, é uma mulher!!!

    ResponderExcluir
  6. hum .. só eu acho que o anjo só veio pra dar um apoio? .. tipo espera um pouco, que vou sei la fazer uma oração e depois vc mata, pra ela poder ir pro céu!e ponto depois disso faca nela! que eu acompanho ela pro caminho certo...

    ResponderExcluir
  7. bom galera, essa é uma cena classica da biblia quando Abrãao ia sacrificar seu filho Isac em prova do seu amor pelo Senhor, e no momento que ele ia matar, apareceu um anjo e disse: - Não estenda sua mão para matar o menino pois Deus sabe o teme. (obs: Deus sabia do amor de Abrãao, mas fez essa prova para ele mesmo e foi o unico homem registrado na biblia que foi chamado de Amigo de Deus. é isso ai.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa sua observação jhoe. O experimento era saber o que as pessoas que não conhecem de fato o contexto interpretam da cena estática, para ver como a nossa percepção sensorial é altamente subjetiva. =)

    ResponderExcluir