quarta-feira, dezembro 07, 2011

O que há de novo no RAP?

Mais um da série: Talentos infantis. Este garoto do qual vou falar é Brian Bradley, um garoto de 15 anos oriundo do Brooklyn, Nova York. Ele participa da atual edição do X-Factor que tem em seu grande atrativo, na minha opinião, a abrangente faixa etária de seus participantes. Nesta edição concorreram crianças de 12 anos a adultos de 60 anos. E nas etapas finais ainda estão uma adolescente de 14 anos e este adulto de 60 anos. Mas o post é sobre o garoto que prefere ser chamado de ASTRO. FICA VENDO:



De fato RAP não é um gênero que agrade a maioria, devido a "pobreza" da harmonia ou a forma repetitiva das batidas, mas é inegável que muitas delas carregam uma letra muito rica e forte, que surgiu com a proposta inicial de servir como forma de protesto, e tenta se manter fiel até hoje por uma minoria. O RAP em questão não é de autoria dele é a música "Lose Yourself" do Eminem que foi tema de seu filme 8 Mile.

Minha observação que vai de encontro a avaliação que os jurados fizeram depois da apresentação é; ao contrário da grande maioria ele não está fazendo um cover do Eminem, ele usou a batida e o refrão e reescreveu a letra com suas palavras e sentimento.

Existe um outro rapper no programa, Chris Rene, que também compõe suas músicas e interpretou o clássico "Gangasta's Paradise" do Coolio e que também foi MUITO bem, mas ele já tem mais idade e já vem compondo e cantando para ganhar a vida a algum tempo.

De qualquer forma eu fico impressionado com a capacidade das pessoas de não querer ficar à sombra de um artista, se preocuparem em criar sua própria identidade, ainda que no programa eles usem batidas famosas porque têm que seguir o roteiro do programa, ambos eles compõe as próprias batidas também.

NÃO, essa observação NÃO serve pra funk, que consegue juntar batida ruim e repetitiva com letra pior e sem propósito.

Ambas as interpretações (Astro e Chris Rene) podem ser ouvidas com a letra que eles criaram no próprio Youtube (melhor invenção do homem desde a ceroula):

ASTRO: Lose Yourself.

CHRIS: Gangsta's Paradise.

Um comentário: