terça-feira, agosto 21, 2012

Ranking da Desigualdade Social...

Estava eu lendo uma notícia do Terra sobre desigualdade social na América Latina quando fui parar no site da ONU onde existe o estudo detalhado de onde as informações da matéria foram tiradas e são alarmantes, não que eu ainda me surpreenda com índices sociais relacionados ao Brasil, mas acho válido compartilhar assim mesmo. FICA VENDO:

Apesar do crescimento econômico mais acelerado e da redução da pobreza nos últimos anos, o Brasil ainda é um dos países mais desiguais da América Latina, situando-se em quarto lugar, atrás apenas de Guatemala, Honduras e Colômbia.

Todos esses países possuíam um índice de distribuição de renda per capita acima de 0,56 --junto com República Dominicana e Bolívia, nações que completavam o grupo das seis mais desiguais do subcontinente. Tal índice revela uma elevada concentração da renda.




Eu poderia ficar parágrafo por parágrafo argumentando de forma incessante sobre os motivos pelos quais, ao meu ver, existe essa enorme discrepância, mas vou me ater apenas a minha capacidade, também incessante, de criticar. E você ai achando que o Brasil fica acima dos outros países da América Latina só em coisas boas...até parece.

Ainda que no estudo anterior o Brasil estivesse em primeiro entre os países com maior desigualdade, vamos concordar que ultrapassar Guatemala e Honduras é como ultrapassar o Barichello com um fusca, não é mérito nenhum.

Eis uma lista de coisas em que o Brasil está em primeiro na América Latina.

- Alvo de ofensas por fracasso no futebol
- Corrupção na política
- Consumo de Macaxeira e farinha
- Quantidade de ofensas no vocabulário
- Propagador de música ruim
- Utilização de fogos de artifícios em festas populares
- Uso de papel em campanhas políticas

Lembrando que esses dados foram obtidos de forma legal pelo Ficavendo Institute of Social and Political Insights.

E você? Colocaria o Brasil como o maior país em mais alguma coisa aleatória com base única e exclusivamente na sua impressão pessoal?

2 comentários:

  1. Brasileiro é excelente em perder o foco: é só ter um jogo de futebol na TV, QUALQUER jogo, tipo Ipopoca da Serra x Sertãozinho, que o julgamento do mensalão ou as eleições de outubro, por exemplo, simplesmente, deixam de existir.

    P.S.: nada contra o esporte, adoro futebol, é só para dar o exemplo.

    ResponderExcluir